Embora baseie sua proposta na
Teoria das Inteligências Múltiplas, Kátia ressalta que Gardner não propõe um
método pedagógico. Para ele, “o
propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e ajudar as pessoas a atingir objetivos de
ocupação e diversão adequados ao seu
espectro particular de inteligências". "Se todo o espectro é
estimulado, a criança se desenvolve mais harmonicamente", explica Kátia. "Isso previne as chamadas
‘obstruções da rota’ de certas inteligências."
Algumas atividades que podem ser
desenvolvida com o material dourado no Atendimento Educacional Especializado- AEE
Jogos
livres
Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem
regras.
Durante
algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.
MONTAGEM
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.
O
professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;
O professor estimula os alunos a obterem conclusões
com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
Nunca
10
Cada aluno, na
sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou quadradinhos conforme a quantidade que saiu no
dado.
Quando o jogador
conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma
barra ou tira.
- Quando o
jogador conseguir dez tiras, deve trocá-las por uma placa.
- Vence o
jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de
placas,
antecipadamente, combinado.
- Como variação,
pode-se combinar um tempo determinado para jogar.
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