sábado, 25 de maio de 2013

MATERIAL DOURADO


Embora baseie sua proposta na Teoria das Inteligências Múltiplas, Kátia ressalta que Gardner não propõe um método pedagógico. Para ele, “o propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e  ajudar as pessoas a atingir objetivos de ocupação e diversão adequados  ao seu espectro particular de inteligências". "Se todo o espectro é estimulado, a criança se desenvolve mais harmonicamente",  explica Kátia. "Isso previne as chamadas ‘obstruções da rota’ de certas inteligências." 
Algumas atividades que podem ser desenvolvida com o material dourado no Atendimento Educacional Especializado- AEE
Jogos livres
Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.
Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.

 MONTAGEM
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.
O professor sugere as seguintes montagens: 
- uma barra; 
- uma placa feita de barras; 
- uma placa feita de cubinhos; 
- um bloco feito de barras; 
- um bloco feito de placas;
 O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra? 
- E quantos formarão uma placa? 
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
 Nunca 10
Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou  quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado.
Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma barra ou tira.
- Quando o jogador conseguir dez tiras, deve trocá-las por uma placa.
- Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de
placas, antecipadamente, combinado.
- Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar.





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