quinta-feira, 16 de maio de 2013

Autismo


Autismo

Alguns autores classificam o autismo segundo as competências ou características intelectuais, como de dois tipos:
 Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger): as pessoas são capazes de acompanhar o currículo do ensino comum, falar, desenvolver-se em uma profissão e criar vínculos afetivos;
Baixo funcionamento: acompanhado de deficiência intelectual, ausência de fala e de contato visual, sem demonstrar interesse pelas pessoas ou pelos objetos.
Para compreender melhor o autismo, é preciso conhecer a tríade de suas manifestações nas áreas da comunicação, comportamento e interação social, centrando a proposta pedagógica nessas necessidades educacionais especiais e lembrando que a intensidade, duração e freqüência dos problemas comportamentais podem interferir no desenvolvimento da aprendizagem.
Um dos métodos de ensino mais utilizados para a educação de pessoas com autismo no Brasil, atualmente, é o Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH), que tem como princípios fundamentais:

  • O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
  • Utilizar sistema de trabalho adaptando os recursos de aprendizagem que forneçam informação para o aluno sobre como realizar a atividade;
  • Sistema de trabalho é definido como uma forma de organizar os recursos de aprendizagem com pistas visuais ou auditivas, para que a pessoa compreenda qual é a atividade a ser realizada, etapas a serem cumpridas (começo, meio e fim), tempo de permanência e conclusão da atividade;
  • Reduzir informações visuais e auditivas a fim de possibilitar que o aluno preste atenção no conteúdo da aula, e não nos detalhes da sala;
  • Oferecer uma programação diária visível,  para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
  • Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propiciar mais confiança para a pessoa com autismo.
DICAS

  • Estruturar a rotina do dia.
  • Proporcionar ao aluno conhecer o professor, o ambiente e os colegas.
  • Descobrir as áreas de especial interesse e ter livros ou atividades relacionadas, no primeiro dia de aula.
  • Posicionar o aluno próximo à mesa do professor.
  • Utilizar imagens.
  • Antecipar para o aluno as atividades diferenciadas.
  • Utilizar recursos de comunicação alternativa, como agendas, cadernos e álbuns com imagens do contexto do aluno.
  • Favorecer atividades em grupo.
  •  Estabelecer vínculo afetivo.
  • Evitar falar excessivamente com o aluno.
  •  Estimular a redução dos movimentos repetitivos (estereotipias) ou repetição de palavras (ecolalia).
  •  Enfatizar as habilidades acadêmicas do aluno.
  •  Valorizar os elementos da natureza.
  •  Utilizar a música.
OBJETIVOS

  •  Oferecer previsibilidade.
  • Estabelecer vínculo.
  • Prevenir problemas comportamentais.
  •  Acompanhar as atividades.
  •  Facilitar a compreensão e a comunicação.
  • Prevenir alteração de comportamento.
  •  Favorecer a comunicação.
  •  Estimular a interação interpessoal.
  • Conquistar a confiança.
  •  Facilitar compreensão de ordens e evitar comportamentos inadequados.
  • Redirecionar o aluno para a atividade.
  •  Ampliar a aceitação do aluno no grupo.
  • Facilitar a percepção e a diferenciação do mundo.
  •  Motivar, tranqüilizar e reduzir comportamentos inadequados.
AEE- Atendimento Educacional Especializado
Prof. Joelma da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário