Autismo
Alguns autores classificam o
autismo segundo as competências ou características intelectuais, como de dois
tipos:
Alto
funcionamento (ou Síndrome de Asperger): as pessoas são capazes de acompanhar o
currículo do ensino comum, falar, desenvolver-se em uma profissão e criar
vínculos afetivos;
Baixo funcionamento: acompanhado de deficiência
intelectual, ausência de fala e de contato visual, sem demonstrar interesse
pelas pessoas ou pelos objetos.
Para compreender melhor o autismo,
é preciso conhecer a tríade de suas manifestações nas áreas da comunicação,
comportamento e interação social, centrando a proposta pedagógica nessas
necessidades educacionais especiais e lembrando que a intensidade, duração e
freqüência dos problemas comportamentais podem interferir no desenvolvimento da
aprendizagem.
Um dos métodos de ensino mais
utilizados para a educação de pessoas com autismo no Brasil, atualmente, é o Treatment
and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH),
que tem como princípios fundamentais:
- O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
- Utilizar sistema de trabalho adaptando os recursos de aprendizagem que forneçam informação para o aluno sobre como realizar a atividade;
- Sistema de trabalho é definido como uma forma de organizar os recursos de aprendizagem com pistas visuais ou auditivas, para que a pessoa compreenda qual é a atividade a ser realizada, etapas a serem cumpridas (começo, meio e fim), tempo de permanência e conclusão da atividade;
- Reduzir informações visuais e auditivas a fim de possibilitar que o aluno preste atenção no conteúdo da aula, e não nos detalhes da sala;
- Oferecer uma programação diária visível, para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
- Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propiciar mais confiança para a pessoa com autismo.
DICAS
- Estruturar a rotina do dia.
- Proporcionar ao aluno conhecer o professor, o ambiente e os colegas.
- Descobrir as áreas de especial interesse e ter livros ou atividades relacionadas, no primeiro dia de aula.
- Posicionar o aluno próximo à mesa do professor.
- Utilizar imagens.
- Antecipar para o aluno as atividades diferenciadas.
- Utilizar recursos de comunicação alternativa, como agendas, cadernos e álbuns com imagens do contexto do aluno.
- Favorecer atividades em grupo.
- Estabelecer vínculo afetivo.
- Evitar falar excessivamente com o aluno.
- Estimular a redução dos movimentos repetitivos (estereotipias) ou repetição de palavras (ecolalia).
- Enfatizar as habilidades acadêmicas do aluno.
- Valorizar os elementos da natureza.
- Utilizar a música.
OBJETIVOS
- Oferecer previsibilidade.
- Estabelecer vínculo.
- Prevenir problemas comportamentais.
- Acompanhar as atividades.
- Facilitar a compreensão e a comunicação.
- Prevenir alteração de comportamento.
- Favorecer a comunicação.
- Estimular a interação interpessoal.
- Conquistar a confiança.
- Facilitar compreensão de ordens e evitar comportamentos inadequados.
- Redirecionar o aluno para a atividade.
- Ampliar a aceitação do aluno no grupo.
- Facilitar a percepção e a diferenciação do mundo.
- Motivar, tranqüilizar e reduzir comportamentos inadequados.
AEE- Atendimento Educacional Especializado
Prof. Joelma da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário