quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com Deficiência Intelectual


O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações especificas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. O AEE se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais .
O trabalho do professor do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar dentro e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas.
A ação do professor na sala de recurso multifuncional deve centrar-se na atenção aos aspectos que podem potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência, objetivando também a eliminar as barreiras que dificultam a aprendizagem desse aluno. O desenvolvimento intelectual do aluno com deficiência deve ser objeto de preocupação constante do professor. A inteligência deve ser estimulada para que ele possa evoluir. E o aluno que apresenta deficiência intelectual não escapa à regra. Mesmo o aluno que apresenta uma necessidade de apoio importante ou intenso, pode tirar proveito de intervenções educativas destinadas a favorecer ou estimular o desenvolvimento de suas estruturas intelectuais.
Os aspectos sócios-afetivos do aluno que apresenta deficiência intelectual também se constituem foco de atenção do professor do AEE durante a avaliação. “As pessoas que apresentam deficiência intelectual podem ter dificuldade no plano sócio-afetivo, especialmente no que se refere à construção da imagem de si mesmo” ( SAHUC, 2006)

Orientações Pedagógicas no trabalho com o aluno com Deficiência

  • Seja tão concreto quanto possível para tornar a aprendizagem vivenciada.
  • Demonstre o que pretende dizer. 
  • Não se limite a dar instruções verbais. Algumas instruções verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de suporte, desenhos, cartazes. Mas também não se limite a apoiar as mensagens verbais com imagens. Sempre que necessário e possível, proporcione ao aluno materiais e experiências práticas e oportunidade de experimentar as coisas
  • Divida as tarefas novas em passos pequenos. Demonstre como se realiza cada um desses passos. Proporcione ajuda, na justa medida da necessidade do aluno. Não deixe que o aluno abandone a tarefa numa situação de insucesso.
  • Partilhe com o aluno o prazer de encontrar uma solução.
  • Desenvolva no aluno competências de vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo envolvente. Incentive o aluno a participar em atividades de grupo e nas organizações da escola.
  • Partilhe regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa.
  • Na escrita e leitura, oportunizar a construção coletiva e cooperativa.
  • Atividades com significado: produções ou reproduções mecânicas de letras, sílabas ou palavras que não traduzam sentido para a criança, que não se baseiem em seus temas de interesse ou não sejam utilizadas para transmitir o que ela tem a dizer, não são motivadores.
  • Oferecer o maior número possível de alternativas de envolvimento e interação com seus pares, os quais enriquece seu desenvolvimento cognitivo.
  • Caixa alta: o uso da letra de imprensa maiúscula pode ser facilitadora, por exigir traçados com menos curvas e letras separadas que favorecem sua identificação.


Material extraído do Fascículo 2“O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual” Ministério da Educação
AEE- Profª Joelma da Costa/ fevereiro 2013


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