O trabalho do professor
de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com
deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela
realização de ações especificas sobre os mecanismos de
aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. O AEE se realiza
essencialmente na sala de recursos multifuncionais .
O trabalho do professor
do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no
ambiente escolar dentro e fora dele, considerando as suas
especificidades cognitivas.
A ação do professor na
sala de recurso multifuncional deve centrar-se na atenção aos
aspectos que podem potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem
do aluno com deficiência, objetivando também a eliminar as
barreiras que dificultam a aprendizagem desse aluno. O
desenvolvimento intelectual do aluno com deficiência deve ser objeto
de preocupação constante do professor. A inteligência deve ser
estimulada para que ele possa evoluir. E o aluno que apresenta
deficiência intelectual não escapa à regra. Mesmo o aluno que
apresenta uma necessidade de apoio importante ou intenso, pode tirar
proveito de intervenções educativas destinadas a favorecer ou
estimular o desenvolvimento de suas estruturas intelectuais.
Os aspectos
sócios-afetivos do aluno que apresenta deficiência intelectual
também se constituem foco de atenção do professor do AEE durante a
avaliação. “As pessoas que
apresentam deficiência intelectual podem ter dificuldade no plano
sócio-afetivo, especialmente no que se refere à construção da
imagem de si mesmo” ( SAHUC, 2006)
Orientações
Pedagógicas no trabalho com o aluno com Deficiência
- Seja tão concreto quanto possível para tornar a aprendizagem vivenciada.
- Demonstre o que pretende dizer.
- Não se limite a dar instruções verbais. Algumas instruções verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de suporte, desenhos, cartazes. Mas também não se limite a apoiar as mensagens verbais com imagens. Sempre que necessário e possível, proporcione ao aluno materiais e experiências práticas e oportunidade de experimentar as coisas
- Divida as tarefas novas em passos pequenos. Demonstre como se realiza cada um desses passos. Proporcione ajuda, na justa medida da necessidade do aluno. Não deixe que o aluno abandone a tarefa numa situação de insucesso.
- Partilhe com o aluno o prazer de encontrar uma solução.
- Desenvolva no aluno competências de vida diária, competências sociais e de exploração e consciência do mundo envolvente. Incentive o aluno a participar em atividades de grupo e nas organizações da escola.
- Partilhe regularmente informações sobre a situação do aluno na escola e em casa.
- Na escrita e leitura, oportunizar a construção coletiva e cooperativa.
- Atividades com significado: produções ou reproduções mecânicas de letras, sílabas ou palavras que não traduzam sentido para a criança, que não se baseiem em seus temas de interesse ou não sejam utilizadas para transmitir o que ela tem a dizer, não são motivadores.
- Oferecer o maior número possível de alternativas de envolvimento e interação com seus pares, os quais enriquece seu desenvolvimento cognitivo.
- Caixa alta: o uso da letra de imprensa maiúscula pode ser facilitadora, por exigir traçados com menos curvas e letras separadas que favorecem sua identificação.
Material
extraído do Fascículo 2“O Atendimento Educacional Especializado
para alunos com Deficiência Intelectual” Ministério da Educação
AEE-
Profª Joelma da Costa/ fevereiro 2013
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