sábado, 4 de maio de 2013

Trabalhar com a música no Atendimento Educacional Especializado



Musica: Quem mora na casinha?

Essa atividade pode ser desenvolvida com alunos com Deficiência Intelectual , Transtorno de Déficit de Atenção, Transtorno Global do desenvolvimento.  Deficiência física 

Objetivos:
Identificar cores, sequência lógica, compreensão e interpretação, memória visual e auditiva.

Para fazer as casas pode ser trabalhado com as formas geométricas (blocos lógicos) explorando as cores e as quantidades da casa. Criança que dá forma ao desenho pode desenhar as casas e a professora solicita a cor correspondente a cada casa.
A professora pode fazer casa de E.V.A nas cores correspondente a música e em cada porta colocar velcro  e os desenhos de animais com figuras do Boardmaker e no verso da figura colocar o velcro assim a criança que tem dificuldade motora realiza a atividade como as demais. 

1º grupo Encaminhamentos da atividade:
Aos alunos que ainda não dominam o código escrito trabalhar a música no primeiro a criança ouve a música umas 2 vezes e na sequência organiza os animais na casinhas (E.V.A) correspondente. 
Ao colocar os animais na casinha a professora coloca a música para tocar e a criança faz a correção da organização da música.

2º grupo Aos alunos já alfabetizados utilizar as situações problemas para que leia  e organize os animais em cada casa correspondente. No final da atividade ligar o video para que a criança faça a correção da atividade.


Situação problema: Descubra onde cada animal mora

1- Na casa vermelha mora uma ave, mas ela não tem o hábito de tomar banho em lagoas.
2- Vizinha da casa vermelha mora um animal que come banana.
3- Na casa marrom mora um animal mamífero.
4- Ao lado do animal mamífero mora um animal que é o símbolo da páscoa.
5- Na casa verde vive um animal anfíbio, que nasce de ovos, vira um girino e por último ...
6- O rato é vizinho do sapo.
7 A casa do pato fica a esquerda da casa da galinha.

VIDEO




Registro da atividade desenvolvida na Sala de recurso multifuncional

Aluno alfabetizado

Aluno com Deficiência Intelectual

Aluno com Deficiência intelectual

3 comentários:

  1. Adorei esta atividade! Este ano estou trabalhando com musicalização e as suas idéias vão acrescentar muito!!

    Parabéns, continue postando suas idéias!

    Abraços,

    Geisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Pois é Geisa assim podemos trocar atividades e o trabalho na SRM, porque esse ano pouco temos nos reunido.
      Abraços

      Excluir
  2. Gostei muito da atividade, era o que eu estava procurando, posso usar sua ideia no meu projeto de musicalidade bjs!

    ResponderExcluir