sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA

A CAA destina-se a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever. Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (BLISS, PCS e outros), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos.
Um trabalho de comunicação alternativa tem início logo que se manifesta uma defasagem mentre a habilidade de uma pessoa em se comunicar e a necessidade imposta pelo meio
e pelas relações que ela estabelece ou deseja estabelecer com os outros. Software Boardmaker é um ótimo recurso de aprendizagem para o aluno com deficiência adquirir conhecimentos e participar das atividades. 
Essa prancha de atividades foi criada pela professora do AEE com palavras que a aluna falou. É uma principal com outras duas interligadas com atividades diferentes  que possiblita desenvolver a comunicação, descrição, leitura e interpretação.