sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez

O AEE deve promover o acesso dos alunos com surdez ao conhecimento escolar em duas línguas: em Libras e em Língua Portuguesa, a participação ativa nas aulas e o desenvolvimento do seu potencial cognitivo, afetivo, social e linguístico, com os demais colegas da escola comum.
A elaboração do Plano do AEE inicia-se com o estudo das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos com surdez, bem como das possibilidades e das barreiras que tais alunos encontram no processo de escolarização. Conforme Damázio ( 2007), o AEE envolve três momentos didático-pedagógicos:
Atendimento Educacional Especializado em Libras
Atendimento Educacional Especializado de Libras
Atendimento Educacional de Língua Portuguesa

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO AEE


Este momento didático-pedagógico deve acontecer em sala de recursos multifuncionais, em horário oposto ao da sala de aula comum envolvendo a articulação dos professores do AEE e da sala de aula comum. Considerando as etapas de ensino, o ensino da língua portuguesa deverá ser desenvolvido por professores com formação em Letras, que conheçam com os pressupostos linguísticos e teóricos que norteiam esse trabalho.
As aulas AEE para o ensino do Português escrito são preparadas segundo o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. O professor do AEE avalia e analisa o estágio de desenvolvimento lingüístico dos alunos, em relação à leitura e escrita, tendo por base suas próprias produções e interpretações de textos, dialógicos, descritivos, narrativos e dissertativos.

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LINGUAGENS E VIVÊNCIAS
NO AEE.

Para a escrita:
Do desenho à palavra - da palavra ao desenho;
Da frase ao desenho - do desenho à frase;
Do texto ao desenho - do desenho ao texto;
Escrita de diferentes gêneros textuais.

Essa atividade foi desenvolvida no AEE para um aluno Surdo em processo de alfabetização.
Na caixa tem as sílabas que formam a palavra da imagem

Mediar a construção correta da palavra 
Registro da palavra no caderno