quinta-feira, 27 de junho de 2013

Recurso de aprendizagem

O jogo do boliche é um ótimo material para trabalhar com alunos, pois possibilita o convívio em grupos e é um elemento facilitador da aprendizagem na medida em que estimula o desenvolvimento da orientação temporal e espacial e da percepção espacial, elementos fundamentais no dia-a dia da criança na busca da construção de conhecimentos, desenvolvendo habilidades que auxiliam, por exemplo no processo de aquisição de leitura e escrita, utilizadas pela criança para ordenar elementos de uma silaba, construir frases, aprender noções de matemáticas como as de coluna e fileira, etc, além de estimular a base primordial de toda coordenação dinâmica que é o equilíbrio.

Objetivo do jogo
Aprimorar a coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, controle de força e atenção.
Organizar as sílabas formando palavras.

Durante esta atividades nos pinos estavam coladas sílabas, mas podem ser substituídas por números ou até explorar as cores e quantidades de pinos derrubados em cada jogada.
Pinos com sílabas

Formando palavras com os pinos derrubados 

sábado, 8 de junho de 2013

O dia a dia nos atendimentos

A função do Professor do AEE consiste em propor atividades que permitam eliminar barreiras e otimizar a aprendizagem dos alunos e sua inclusão no ensino regular. Para isso o atendimento na SRM, visa também a organização da linguagem oral, e o AEE deve disponibilizar aos alunos o contato com diversos materiais que possibilita o entendimento e a ampliação do seu vocabulário. Ele deve organizar situações em que o aluno seja provocado a se expressar oralmente através das descrições de imagens, fotos, vivências do dia a dia e ações  específicas no sentido de ajudar o aluno a superar dificuldades nas aprendizagens escolares, inclusive na leitura e escrita.

Descrição da atividade desenvolvido no AEE, com objetivo de propiciar ao aluno o contato com as letras e o  domínio do alfabeto.


Passo a passo da atividade:


1º No primeiro momento solicitar o aluno que organize o alfabeto em ordem. Deixá-lo organizar da sua maneira.

2º A partir da organização do alfabeto que o aluno realizou o professor deve mediar a atividade sempre questionando a sequência e a posição correta das letras ( em sala tenho o alfabeto em Libras, e o alfabeto com letra e imagem) ex quem vem antes do A, quem vêm depois F, dicas é a letra do Jacaré...etc


3º Depois que a sequência estiver correta trabalhar com figuras para que o aluno identifique qual a letra inicial. 
Aluno organizando a ordem do  alfabeto
Relação letra inicial e imagem

Aluno organizando o alfabeto





Reorganizando o alfabeto com auxílio da professora